SIPAC – Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos

O SIPAC oferece operações fundamentais para a gestão das unidades responsáveis pelas finanças, patrimônio e contratos do IFC, sendo, portanto, atuante nas atividades meio dessa instituição. O sistema SIPAC integra totalmente a área administrativa desde a requisição (material, prestação de serviço, suprimento de fundos, diárias, passagens, hospedagem, material informacional, manutenção de infra-estrutura) até o controle do orçamento distribuído internamente. No SIPAC, cada unidade administrativa possui seu orçamento e a autorização de qualquer despesa, por unidade, deverá ocorrer, previamente, neste sistema, antes mesmo de ser executada no SIAFI. Além das requisições e do controle orçamentário, o SIPAC controla e gerencia: compras, licitações, boletins de serviços, liquidação de despesa, manutenção das atas de registros de preços, patrimônio, contratos, convênios, obras, manutenção do campus, faturas, bolsas e pagamento de bolsas, abastecimento e gastos com veículos, memorandos eletrônicos, tramitação de processos dentre outras funcionalidades. Por tudo isso, esse sistema representa grande avanço para a administração universitária, uma vez que permite o controle refinado dos procedimentos administrativos, os vinculado, inclusive, ao orçamento distribuído no âmbito interno. Diariamente, são detectadas novas demandas originadas do negócio relativo ao SIPAC, promovendo sua expansão. Tal como os demais sistemas da instituição, o SIPAC também é composto por módulos, portais e pontos de acesso aos demais sistemas. Atualmente, são vinte módulos, sendo dois deles pontos de acesso aos demais sistemas, e cinco portais, concatenando operações que têm feito dele uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das atividades administrativas do Instituto.

Módulo Protocolo

O Módulo Protocolo é parte do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Ele suporta as atividades relacionadas à manutenção de processos e de documentos, suas movimentações, armazenamento e relatórios.

Módulo Orçamento

O Módulo Orçamento é parte do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Ele possibilita aos seus gestores realizar operações com nota de dotação, distribuição orçamentária para as unidades gestoras subordinadas, anulações de dotações, remanejamentos entre os centros de custos, transferências, cadastro de empenho, etc.

 Módulo Catálogo de Materiais

Através do Módulo Catálogo de Materiais, é possível cadastrar materiais, solicitar um cadastro de material, bem como atender, negar ou retornar essas solicitações. Quanto ao material cadastrado, ele possui uma identificação padronizada composta por Grupo, Subgrupo e uma sequência numérica. Com relação aos outros módulos do SIPAC, o cadastro de material é essencial para as atividades de cadastro de notas fiscais, tombamento de bens, entrada de material em um almoxarifado, nas requisições de material.

 Módulo Almoxarifado

O módulo Almoxarifado atende as demandas do Departamento de Material e Patrimônio, dando suporte ao Almoxarifado Central e aos Almoxarifados Setoriais no controle de seus estoques e as requisições por eles atendidas. O atendimento de uma requisição provoca baixa no estoque. Através desse módulo é possível emitir relatórios, cadastrar materiais, gerenciar as requisições e estoques.

 Módulo Patrimônio

O Módulo de Patrimônio tem como funções principais registrar os materiais permanentes da instituição, proporcionando controle sobre a localização, movimentação, desfazimento e ajustes contábeis sofridos pelos bens.